SIGI, um investimento simples, transparente e que distribui dividendos

Nos últimos dias foi levantada por alguns políticos portugueses  uma discussão em volta das SIGI em que foi questionado que estas seriam mais um investimento especulativo aumentando os preços dos imóveis, com poucas vantagens para os investidores e em especial para os locatários e que as SIGI não iam trazer a solução para o problema no mercado de arrendamento existente nas grandes capitais que se resume a poucas casas com valores de aluguer elevados.

Esta visão das SIGI poderá vir da falta de conhecimento do investimento ou de uma confusão com os Fundos Imobiliários já existentes.

SIGI não é Fundo de Investimento Imobiliário. Tem regras diferentes, é negociado de forma diferente como já foi explicado a diferença entre os 2 investimentos aqui. SIGI é mais vantajoso do que Fundo de Investimento Imobiliário.

SIGI não é um investimento especulativo nem tão pouco algo novo. SIGI foi baseada nos REITS americanos, criados em 1960 e que atualmente movimenta 3 trilhões de dólares/ano e que tem 80 milhões de investidores.  É um investimento negociado em bolsa, com regras rigorosas e com auditorias às demonstrações financeiras que são públicas. Os preços dos alugueres são conhecidos e podem até ser comparados com os preços praticados na região em condições e imóveis semelhantes. Pode ver as regras que SIGI têm de cumprir aqui e aqui.

Regras dos REITs americanos, espanhóis e portugueses

SIGI tem muitas vantagens para os investidores de longo prazo. As vantagens de investir em SIGI em relação aos imóveis já foram faladas aqui. Para além disso uma empresa com um bom portfólio e bem gerida tende a crescer e a distribuir dividendos regulares aos acionistas.

Crescimento de dividendos da Merlin Properties, a maior SOCIMI de Espanha ( relatório de MArço/19)

SIGI tem vantagens para os inquilinos porque os proprietários são gestores com bastante experiência e empenhados e com dinheiro para  manter a qualidade dos imóveis e até fazer alterações no imóvel a pedido do inquilino.

SIGI não vai agravar os problemas de arrendamento que existem nas grandes capitais portuguesas e que se resume a poucas casas com alugueres muito caros. Na verdade nem tão pouco sabemos qual será o foco das SIGI quando forem criadas. Se pegarmos no exemplo espanhol apenas 3% do mercado de SOCIMI se dedica ao mercado residencial.

Isabel Ucha, a presidente da Euronext Lisboa (Bolsa de Valores), posicionou-se esta semana e contrapôs as questões levantadas reforçando a transparência e as vantagens deste investimento.

Um comentário em “SIGI, um investimento simples, transparente e que distribui dividendos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: