Como o crescimento da economia impactou positivamente nas SOCIMIs

A Bolsa de Valores Espanhola (BME) e JLL publicaram o estudo SOCIMIs – Estabilidade e investimento no setor imobiliário. Relatório de Mercado 2019 onde fica crescente importância das SOCIMIs na economia, na sociedade e no mercado espanhol.

Atualmente, existem 73 Socimis na bolsa de valores espanhola (5 na Bolsa Espanhola e 68 na Bolsa Alternativa), com um volume de investimentos imobiliários superior a 50.000 milhões de euros, mais de 1.000 milhões de euros distribuídos em dividendos associados a um dividend yield médio de 4%

Evolução do Yield por setor (fonte JLL)

As SOCIMIs mostram-se hoje como um excelente investimento e tiveram um crescimento consistente sustentado três pilares da economia: escritórios, logística e varejo.

O crescimento do emprego significa que são precisos mais escritórios e o aluguel aumenta especialmente em Madrid e Barcelona

Um dos setores em que as SOCIMIs investem é o de escritórios. Durante a crise, o setor de escritórios foi atingido pelo desenvolvimento econômico das empresas, reduzindo custos e procurando espaços menores. Com o crescimento do emprego aumentou a necessidade de escritórios (maior número e com maior área).

A forte demanda aumentou o aluguel, com um crescimento médio anual de mais de 7% em Madrid e Barcelona durante o período 2014-2019. As receitas aumentaram 10,4% em Madrid e 8,6% em Barcelona em 2018, embora estes ainda estejam abaixo dos níveis máximos atingidos durante o pico do último ciclo “, afirmam especialistas. 

Para o futuro, é esperado nos próximos 2 anos o crescimento dos alugueis de 5% em Barcelona e 4,2% em Madrid. 

Evolução da área de escritórios prime em Madrid e Barcelona e projeções próximos 2 anos
Evolução dos alugueis por m2 em Madrid e Barcelona e projeções próximos 2 anos

O comércio eletrônico teve um forte crescimento e isso significa que é necessário cada vez mais espaço logístico

As SOCIMIs  também estão envolvidas no negócio de logística. No momento em que cada vez mais fazemos compras em grandes plataformas de comércio eletrônico, é necessário mais espaço de armazenamento. 

O relatório preparado pela JLL indica que em 2018 foi atingido um máximo histórico de 1,6 milhão de metros quadrados entre Madrid e Barcelona. Esse número significou dobrar o volume de 2014 e uma recuperação de 27% em relação a 2017. 25% dos negócios de logísticas realizados em Espanha foram liderados por SOCIMIs

Evolução da área logística em Madrid e Barcelona
Evolução dos alugueis de logística por m2 em Madrid e Barcelona e projeções próximos 3 anos

O turismo de compras aumenta os preços das lojas comerciais nas áreas mais centrais das grandes cidades

O setor de turismo na Espanha está apostando no turismo de compras que deixa maiores benefícios do que outros tipos de visitantes. Nesse contexto, a Espanha recebeu 82,8 milhões de turistas internacionais no ano passado. 

Esse é um dos motivos que levaram a receita desse segmento a viver um crescimento anual superior a 4% nas ruas e 2,5% nos shopping centers no período 2014-2018 , de acordo com o relatório.

 “Assim, as receitas de rua aumentaram 5% em 2018, enquanto as de shopping centers aumentaram 4,3%. Por outro lado, os parques comerciais registraram o maior aumento anual (5,4%)”, explicam.

Evolução dos alugueis de logística por m2 em Madrid e Barcelona e projeções próximos 3 anos (fonte JLL)

2 comentários em “Como o crescimento da economia impactou positivamente nas SOCIMIs

    • 29 de dezembro de 2019 em 22:20
      Permalink

      Obrigada Helon. Agora que Brasil começa a se recuperar economicamente, achei muito legal entender como os REITS da Espanha (país que já passou pela crise em 2014) evoluiram. E olha que lindo: varejo, alugueis e logística crescendo!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: