Last Mile e soluções imaginativas

Em Abril de 2019, a Merlin Properties anunciou um projeto para rentabilizar o estacionamento de alguns prédios de escritórios do portfólio servindo como base para entregas de last mile.

O projeto funciona da seguinte forma: das 23h às 7h30, o estacionamento está alugado a empresas de logística como Dashser, CityLog, FM Logistic e GLS. Aproveitando o período noturno em que o estacionamento está vazio, os caminhões, carregados com encomendas provenientes de centros logísticos mais afastados de centros urbanos, entram no estacionamento e descarregam as encomendas para outros meios de transportes menores (carros, motos etc.) que entregam ao cliente logo no dia seguinte seguindo planos de rotas otimizados em que cada entregador leva encomendas de vários remetentes (empresas) para a mesma região, reduzindo custos de fretes e agilizando a entrega.

Este projeto permite rentabilizar o espaço do estacionamento durante o período noturno que normalmente não é utilizado, trazendo mais receita para a SOCIMI e aproveitando a excelente localização dos prédios de escritórios inseridos nas áreas nobres dos centros urbanos.

O projeto foi um sucesso tão grande para a Merlin Properties que rapidamente foi alargado e começaram a usar os estacionamentos dos Shoppings igualmente em períodos noturnos.

O crescimento do comercio online e demanda por entrega rápida criou uma necessidade de otimizar a logística de last mile, e na sequência outros players seguem os passos da Merlin Properties. A estação Madrid Atocha, uma das maiores e mais frequentadas estações de conexão de transportes públicos, resolveu seguir os passos da Merlin Properties e também fez contratos com empresas de logística alugando o estacionamento nos períodos noturnos como base de last mile. Um excelente exemplo de gestão publica aprendendo e seguindo bons exemplos da gestão privada na criação de receitas.

Estação Ferroviária Madrid Atocha

Last Mile

Last mile,do inglês última milha, significa o último processo na etapa de entrega de uma encomenda. É o momento que a encomenda sai do centro de distribuição e vai até o cliente.

Last Mile

Com o aumento do e-commerce e a velocidade com o que o cliente tem acesso a produtos e pode efetuar compras, as entregas têm que ser feitas com a mesma celeridade para a experiência da compra estar alinhada com a expectativa do cliente. Nesse sentido e como os grandes distribuidores logísticos não estão dentro dos grandes centros urbanos, são criados pontos de armazenamento e distribuição mais perto dos clientes permitindo entregas mais rápidas.

% de e-commerce das vendas de retalho (fonte eMarketer)
Crescimento de vendas de e-commerce por região (fonte eMarketer)

Merlin Properties, maior REIT de Espanha, não negligenciou o crescimento do e-commerce e tirou proveito de uma situação que poderiam ameaçar as mais de 700 lojas de varejo e 20 shoppings que tem no portfólio, trazendo receitas adicionais por ocupação de espaços que estavam em períodos ociosos.

Um comentário em “Last Mile e soluções imaginativas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: